sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Documentário "A origem do homem"






O documentário ‘’A origem do homem’’ apresentado na aula de Sociedades Africanas no dia 17/08/2010, teve por objetivo apresentar á África como o berço da humanidade, explicitando fatos científicos já comprovados de que a origem humana deriva do continente africano.
A luta pela sobrevivência sofrida pelos primeiros homens e mulheres que vinham do continente africano também fica claro durante o documentário, foi uma ‘’árdua tarefa’’ se manterem vivos e consequentemente perpetuarem a raça humana. Esta luta pela sobrevivência pode ser claramente ilustrada com as migrações que estes grupos tiveram que fazer por diversos cantos do globo terrestre, sem saber o que iam encontrar, tendo que se adaptar ao novo clima que encontravam pela frente, predadores ferozes e ao novo habitat que teria que ser sua nova casa.
Outro fator importantíssimo ilustrado pelo documentário é a ‘’força’’ que a ciência fazia para não reconhecer este legado que os primeiros africanos nos deixaram. A começar pela negação de que o homem não deriva do continente africano e sim do europeu, o que fica claro a questão do ‘’europocentrismo’’, inclusive com falsas descobertas científicas que desconfigurava a tese de que o primeiro homem deriva do continente africano.
Fica claro que esta negação que se dava é fruto de uma construção histórica-cultural pois ao se aceitar que os negros seriam a primeira espécie humana que povou todas as nações do mundo, teria que se desfazer de vários pensamentos já constituídos de que o primeiro homem seria um europeu, alto, branco e porque não de olhos azuis.
O ocidente acredita que é o grande percurssor de tudo que envolve a evolução humana e consequentemente a sua origem, já o continente africano sempre foi submetido á pensamentos de atraso e nunca poderia se comparar a grandeza e superioridade do ocidente, algo que com os estudos apresentados pelo documentário está sendo repensado e apurado com muito zelo.
Este primeiro homem surgido no continente africano e que dele derivou a raça humana, sem dúvida foi o elo para com a evolução humana e para a legitimação de legados culturais, pois á partir do momento que toda a raça humana veio dos africanos, toda ela sem exceção carrega consigo valores já legitimados por este povo e que sem dúvida continuará se perpetuando.
Com tudo apresentado ao longo do documentário e textos lidos a respeito do assunto, fica nítido que os negros tiveram essencial participação no que diz respeito á origem da raça humana que é uma só. Se desconstruir a idéia de que foi na Europa que tudo aconteceu ou a própria questão do europocentrismo é algo desafiador, mas, se caso está se omitindo a verdadeira identidade da origem humana por preconceitos étnicos, tende-se a cada vez mais estudos serem realizados e principalmente divulgados á respeito do tema para que cada vez mais as demais pessoas saiam desta alienação ‘’branca’’ e enxerguem e respeitem a verdadeira origem humana, origem está, apresentada pelo documentário, que se deu através da difícil luta pela sobrevivência e que cuminou na perpetuação de todos os demais seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário