terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Burrice existe?



Algumas vezes somos repreendidos ou repreendemos as pessoas por certas atitudes e então ouvimos ou dizemos que esta pessoa é Burra ou está cometendo uma Burrice,  mas afinal é correto dizer isto a uma pessoa? Creio que não, para quem não se identifica como mal educado, indelicado ou até mesmo ignorante. Podemos até ser mal educados ou indelicados, mas não podemos deixar que esta indelicadeza ou ignorância nos faça acreditar que a Burrice não exista,  não podemos aceitar ou mesmo crer através destes adjetivos fique acima da verdade, verdade está que a Burrice existe, sim, ela existe e muitos são Burros ou agem com Burrice.
Mas afinal, o que é a Burrice? De um ponto de vista filosófico, Émile Durkheim e Adorno afirmam que a Burrice se trata de uma cicatriz,  se pensarmos em cicatriz, iremos imaginar uma ferida, ou uma marca no corpo que nunca desaparece, ou seja, algo ou alguma concepção que não muda, esta sempre ali e você convive com ela, é algo que esta fixo e não é retirado.
A Burrice existe e se manifesta de tal maneira que as vezes alguém com suas concepções fixadas não da espaço para uma nova concepção ou idéia, ou seja, um argumento ouvido não movem antigas concepções, ou não removem a idéia, porque você se encontra em um estado fixo.
Porque do termo Burrice? O animal Burro, tem a mania de empacar, ou seja não se deslocar do lugar de origem, parar em determinado local,ou não se mover. Este termo é usado devido ao "empaque" ou empacar em alguma coisa ou alguma idéia. A idéia da Burrice é aquilo que se opõe a Inteligencia, aquilo que não se muda ou desloca, e a Inteligencia é a que se move, aquilo que muda e aperfeiçoa, gerando um caminho e que esta sempre em movimento, ao contrário do que esta empacado, ou seja a Burrice.
A característica da Burrice é o Preconceito, ou seja devido ao pré-conceito não se avança, se fixa em uma idéia e por pré-conceito não se desloca, por isso a Burrice é irmã do Preconceito. A Burrice se fixa no "Pré" e não da continuidade no Conceito, portanto o apego ao Pré de Preconceito, e o que não da lugar ao Conceito           acaba dano lugar a Burrice, pois o conceito não se é aprendido ou não se é refletido.
A manifestação da Burrice está na hora do dialogo ou conversa, pois quando você passa a idéia do conceito o outro por Pré- Conceito a reprime se fixando na sua idéia na sua concepção não dando espaço para o conceito, portanto a manifestação da Burrice acaba de acontecer.
A Burrice se manifesta principalmente nos Tabus(qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade), ou temas que uma pessoa não goste, um exemplo e começar um assunto sobre o casamento gay, as palavras CASAMENTO GAY,já é suficiente para que a Burrice se manifeste, as vezes pelo Pré-Conceito,a pessoa já fixa no seu "Pré" e não deixa o Conceito ser propagado ou falado,ele se fixa em seu pré-conceito, ele é tão contra que não pode ouvir, ou quando dizemos COTAS PARA NEGROS EM UNIVERSIDADES , só de exprimir a frase o Burro se manifesta em sua fixação e não aguarda o locutor se manifestar,pois o Pré- Conceito é mais ágil, mas também poderá, Pré-Conceito e Burrice são irmãos, mas existe remédio para a  Burrice! O remédio mais barato porem as vezes não tão fácil é saber ouvir, intender o que o locutor quer dizer, ou o que ele diz, intender suas idéias, seu argumentos e depois disso argumentar contra ou a favor de tais argumentos para que aconteça o diálogo ou debate.
Mas o que precisa deixar claro o que se trata de Burro ou Burrice, o burro não é aquele que não entende ou discorda do que se é dito, mas sim aquele que não espera ouvir o que é dito. Burrice se trata do Pré-Conceituoso estacado ou fixado em suas concepções, ele não te ouve, ele não espera o que é dito e quando é dito ele não entende e ainda expressa suas idéias da mesma maneira que seriam antes de ouvir ou até mesmo depois de ouvir.
Mágica, a Burrice é mágica, as vezes certas concepções ou palavras são mágicas, elas exercem tal poder sobre as pessoas que elas ficam desesperadas ou desorientadas. Um exemplo é a palavra DESGRAÇA, existem pessoas que só de ouvir a palavra DESGRAÇA já se tornam atormentadas, desesperadas, eis ai tal  palavra "mágica", exerce tal poder na pessoa Burra que causa a desordem de idéias, isto tudo por conta do Pré-Conceito sobre tal palavra ou assunto, no caso da DESGRAÇA, as pessoas já imaginam que a palavra destruirá sua vida, e as vezes a pessoa nem sabe o significado de tal palavra.
As vezes a Burrice é manifestada de outra maneira, voltando na COTA DE NEGROS NAS UNIVERSIDADES, quando determinada pessoa aborda este assunto, apenas pelo tema do assunto a pessoa já se fecha, se fecha de tal idéia e espera você terminar de dizer quando espera e sem levar em conta seus argumentos e idéias, mostra todas suas concepções e idéias sem ao menos levar em conta o que você disse, na verdade ela nem ouviu você, ela não te ouve, não pode ouvir pois esta fixada está ativada pelo Pré-Conceito.
A não Burrice é quando existe a troca de razões, quando minha e sua razão se casam, quando há compreensão e convivem bem, nestas razões, é quando o diálogo se torna possível quando existe o respeito das concepções de ambos os lados.
Sócrates, dizia que o livro é Burro, mas por qual motivo o livro é burro?Ele não nos dá o conhecimento? Mas o livro é burro porque toda vez que se faz uma pergunta para ele, ele te responde a mesmas coisa, mas ele não escreve por este motivo, mas sim porque não há uma troca de razões, não há uma interação entre você e o livro, não existe um diálogo.
Uma pessoa que lê muito não quer dizer que é uma pessoa inteligente, pois a inteligência se manifesta na troca de razões, se manifesta no diálogo, e ter capacidade de estabelecer troca de conhecimentos, saber argumentar, mostrar que o que você diz é fato e não achismo.
Agora, pessoas que leiam muito, estudam muito e não tem interlocutores, não expressão suas idéias, não é ouvido, ou não transmite a verdade, esta há um passo da Burrice.
Cuidado, a Burrice existe, e está a solta no nosso mundo, fuja dela, ou caso contrário se tornará um Burro.

Obrigado,

Comente este post!

Diego Elias

Referencia:
Filósofo Paulo Ghiraldelli Junior, Tratado sobre a Burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário